Para mim não existe turismo melhor que é quando conseguimos associar belas paisagens, cultura e gastronomia e, nisto, a França é perfeita: campos floridos, montanhas com neve, ilhas, praias, cidades medievais, vinhedos… Embora não seja de proporções grandiosas a França é um país espetacular em termos de riqueza não somente cultural e histórica, mas também pela diversidade de paisagens que merecem ser exploradas pelo viajante.
As falésias de Etretat na Normandia
Campos de Tuilpa na Bretanha
Nos meus tempos de turista confesso que negligenciei tudo isto e só fui explorar outras cidades na França, apenas na minha 3a. vinda, quando em 2012 eu e minha família fizemos uma viagem de 15 dias de carro percorrendo o Sul pelas regiões de Provence e Côte d’Azur.
Desde que moro aqui, sempre priorizo viajar na própria França e hoje conheço algumas regiões: Vale do Loire, Normandia, Rhône-Alpes, Bourgogne, Bretagne, Champagne, Pays Basque, Landes e Langedoc.
Produção de Champanhe
Aqui vão, resumidamente, algumas Tips de lugares em que visitei e que você poderá observar que são bem diversos:
Pays Basque e Les Landes
Estas duas regiões no Sudoeste possui praias que compõem uma área chamada “California Francesa”, cidades como Biarritz, Hossegor, Anglet, Guethary, Anglet, San Jean de Luz são paraísos dos surfistas. Inclusive é em Hossegor onde acontece a etapa francesa do Campeonato Mundial de Surf. Um dia conto minha experiência de assistir Quicksilver Pro France e sobre o turismo de surf nas regiões do Pays Basque e Landes.
Para o turista em Paris não aconselho fazer bate-volta por causa da distância – 731km Paris-Biarritz, mas lá por exemplo existe aeroporto e o vôo tem duração de 1h20min. De trem, foi inaugurada recentemente uma rota em TGV ( trem de alta velocidade) que encurta ainda mais a viagem.
La Grand Plage em Biarritz, Pays Basque
Gastronomia: é nesta região que encontramos a pimenta espolete tão utiizada nas receitas do Sudoeste. Algumas de suas comidas típicas são bastante conhecidas e apreciadas em todo o mundo como: foie gras, jambom de Bayonne, magret de canard, confit de canard e o cassoulet.
Bretagne
É a região localizada no Oeste da França é considerada um dos lugares mais bonitos e a que possui a maior costa litorânea. Porém, se você quer sol & sal não se empolgue muito, porque a água do mar aqui é gelada e na maior parte do ano chove e faz frio. Por isto recomendo a viagem para lá na primavera e verão europeu ( entre os meses de maio e agosto).
Embora o clima seja menos caloroso como nas praias do Sul, seus ventos fortes e continuados colaboram para um lugar ideal para o surf e o kitesurf. Estive e recomendo surfar nas praias de Penmarch e Pointe de la Torche. Nessa ultima, existem muitos campos de tulipas que não deixam nada à desejar em relação aos famosos campos de Kelkenholf, Holanda – estive em ambos e confesso que prefiro o francês, pois o holandês achei muito com cara de jardim fake.
Os famosos crepes franceses nasceram nesta região, assim como o caramel au beurre, salée, coquilles Saint Jaques, ostras e frutos do mar em geral.
Normandia
O melhor lugar na Normandia para quem quer apreciar cenário de sonho é Étretat, que oferece paisagens de tirar o fôlego com suas falésias brancas (de calcário) debruçadas no mar cor verde esmeralda. Localizado no Noroeste do país, esta antiga cidadezinha de pescadores é distante cerca de 200Km de Paris, esta praia é uma ótima opção para quem quer passar só o dia e voltar e conselho alugar um carro para ir, pois de trem seria preciso ir pra Gare de Le Havre e depois ainda pegar um ônibus – muita função!
Saindo de manhã cedo e voltando final da tarde – com os dias longos do verão – é possível aproveitar bastante a cidade: subir as duas principais falésias, almoçar em um dos restaurantes da “orla marítima” e ainda passear pelo centrinho da cidade. No verão como o sol vai até mais de 21:30 ajuda a aproveitar bastante o passeio.
Gastronomia: rica em queijos e derivados, a Normandia é o berço do queijo camembert, bem como outros queijos e produtos lácteos como a manteiga e o creme de leite fresco. Minha pedida de sempre lá nos restaurantes da orla da praia é um prato chamado Moules Frites au Sauce Roquefort ( mexilhões com molho de queijo roquefort e acompanhamento de fritas).
As casas em estilo medieval do centro de Entretat
Gostou desta TIP? Ficarei feliz se você compartilhar !!!
TOP TIP: se você busca algo planejado especialmente para você, o Tipsparis elabora Roteiro Sob-Medida com direito a suporte durante sua viagem. Consulte aqui os Serviços de Travel Designer do Tipsparis!
Bisous,
Recent comments